PROJETO JUNTOS PELO MARANHÃO
Em mais uma das ações para fortalecer o empreendedorismo e o associativismo em nossa região a FAEM juntamente com suas entidades parceiras idealizou o projeto denominado: Juntos pelo Maranhão. O projeto nasceu com o intuito de promover um intercâmbio de informações entre as diversas associações comerciais, de nosso estado. Como sugestão efetuamos um encontro presencial na sede da ACM, com a participação de dezoito presidentes de associações e mais a participação das empresas parceiras, que nos demonstraram o potencial de seus produtos e serviços para que possamos ter uma melhor qualidade dos serviços oferecidos pelas associações.
Foi marcado o segundo encontro agora de forma virtual onde ficou definido que implantarÃamos de forma constante os programas TRANSFORMAR, e EMPREENDER, juntamente com a CACB e o SEBRAE. Neste encontro virtual definiu-se que seriam implantados com a participação de todas as associações que tivessem interesse pelo tema.
Inicialmente não foi aceito por todas as associações, pois cada uma tinha um motivo, para aceitar ou não a implantação do programa, algumas das associações aceitaram imediatamente que deveriam participar do programa, porém nenhuma tratou de nada efetivo para que o programa pudesse deslanchar de vez. Neste dia foi criado um formulário para ser aplicado nas associações e como não tivemos o retorno esperado e a maioria delas não respondeu o questionário retomamos as discussões agora de forma on-line.
Do questionário tivemos algumas respostas bastante positivas, que foram: Qual(is) municÃpios fazem parte de sua Associação? Quantos associados fazem parte e quantos estão em dias com suas obrigações? Qual(is) serviços e produtos a associação oferece aos seus associados? Quantos funcionários diretos e quantos indiretos a associação possui? Como a FAEM pode ajudar a sua associação? Qual(is) Conselhos a Associação participa em sua região? A diretoria tem condições de participar de eventos on-line? A diretoria tem condições de oferecer curso presenciais em sua sede?
Ações implementadas após as reuniões virtuais.
Continuamos a efetuar reunião virtual, onde ficou definido que: - a Criação de Novas Associações. Precisamos ter alguns cuidados com a criação de novas associações. Por nossa experiência, estamos vivendo situações em que estamos criando uma SOPA DE LETRINHAS, que tem feito com que nossas associações não tenham a necessária representatividade, que é a mais importantes das missões das associações. - Com base nesta premissa propomos o seguinte:
Onde não exista associação – Faremos reuniões e procuraremos sensibilizar os empresários e empreendedores no sentido de que devemos cria-la e sempre que houver consenso entre os membros fundadores com a denominação de Associação Empresarial e dentro das associações criar conselhos e representatividade de todas as atividades produtivas da cidade e região.
Onde exista associação, devemos fortalecê-la e melhorar sua gestão com ações simples e seguras, demonstrando sempre que é possÃvel aos diretores atuais, as diversas formas e inúmeras ações de sucesso em prol do associativismo. Com base em nossas experiências temos muitas alternativas para cada uma das associações que vamos criar e/ou fortalecer.
Cabe a nós lideres procurar fazer com que nossas associações sejam cada vez mais fortes e representativas. Estes podem ser os primeiros passos, mais devemos entender que podemos e devemos dar muito mais passos decisivos, para que possamos criar, manter e ter sempre entidades com o sucesso efetivo e buscado por todas. VAMOS PENSAR NISSO, POIS JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!