COMPRAS PÚBLICAS: um mercado que precisa da atenção do empreendedor maranhense

Dr. Werner Bauer

Atenção, empreendedor! Preste atenção para um mercado que movimenta bilhões de reais anualmente!

Segundo a OCDE (Organização de Cooperação do Desenvolvimento Econômico), apenas em 2021, o Brasil gastou R$ 35,5 bilhões em compras governamentais – ou seja, licitações - para bens, serviços e obras públicas. Segundo a revista especializada Valor Econômico, o Maranhão está na 5ª posição (atrás de São Paulo, Bahia, Pará e Minas Gerais) entre os estados que mais investiram em licitações no país.

Trata-se de um mercado que abrange 5.570 municípios, 26 estados e o DF, além do 3º setor e autarquias municipais, estaduais e federais. Estamos falando de obras, móveis, remédios, equipamentos, livros, alimentos, componentes, materiais de expediente e toda a variedade de bens e serviços que a Administração Pública necessita para o seu funcionamento.

Indicadores de órgãos como SEBRAE e Federação das Indústrias apontam que a participação empresarial nesse mercado ainda é bem abaixo do esperado. Muito por conta da baixa qualificação e profissionalização sobre o procedimento das licitações, atualizações, normas e documentos.

A falta de maior esclarecimento gera receios, impressões equivocadas e – principalmente – o abandono de receitas valiosas que vão para os concorrentes que tiveram a coragem de se profissionalizar e entender sobre este mercado.

É janeiro de 2022. Estamos no início de um novo ano! 365 novas oportunidades e um universo de novos editais abertos. Momento mais que oportuno para você, empreendedor, decidir entender mais sobre o ramo das compras públicas e expandir seus negócios.

Avalie e agarre a chance!

Por Werner Bauer
Advogado especializado em licitações.
@werner_max_bauer
@caldasebaueradvocacia